O sucesso dos projetos desenvolvidos na escola de Educação Infantil não depende somente da relação de afeto existente entre professor e aluno, mas da integração e confiança estabelecida entre escola, família e comunidade.
Ao ser criado um canal de comunicação entre todos, abrem-se oportunidades de interação, possibilitando um fazer comum, ampliando o entendimento sobre o processo de descoberta da criança.
Se a educação da criança de 0 à 6 anos é co-responsabilidade da família, escola e comunidade, é necessário construir uma parceria entre sujeitos que atuem de forma diferenciada frente ao mesmo desafio, podendo assim chamar de “PEDAGOGIA DA ATITUDE” que tem o objetivo único de contribuir para a formação de um individuo que possa ser, sentir e reagir diante do cotidiano, promovendo uma perfeita relação e integração com o mundo físico e social.
Sabemos que é precisamente nesta fase, que os estímulos educativos têm o maior poder de influência sobre a formação da personalidade e a construção do conhecimento da criança, que vão permear a sua vida adulta.
Desta forma, devemos propor um projeto educacional baseado na perspectiva na qual “as famílias deixam de ser clientes para serem parceiras” na construção, implementação e avaliação deste projeto.
A educação infantil eficiente é uma alavanca dinâmica, que com qualidade, funciona como efeito cascata, preparando a criança para a etapa seguinte. Para que isso ocorra, são necessárias ações claras, precisas e específicas em um meio mais cooperativo na busca de um novo modo de aprendizagem e desenvolvimento, onde a atividade didática parta da história e da biografia pessoal da criança e seu contexto social. Isso somente se torna possível na medida em que a família atua em consonância com a escola, utilizando a mesma linguagem ao fazer suas abordagens enquanto pais e fornecendo subsídios significativos à mesma, tornando-a capaz de projetar soluções didáticas modulares, flexíveis e que estejam em sintonia com as necessidades concretas da criança.
A escola de educação infantil é um espaço onde a criança terá a possibilidade de construir uma nova consciência social, além de ser muito receptiva a novas idéias e a mudança de atitudes, age como disseminadora, transpondo para o dia a dia familiar o que aprende na escola. Somente dessa forma poderemos juntos estreitar essa lacuna entre valores e comportamentos.
MARA SOLANGE FERREIRA MACHADO.
DIRETORA PEDAGÓGICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Centro Educacional Balão Azul
O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário