Férias, praia, piscina, brincadeiras... A chegada do verão traz inúmeras oportunidades para a criança brincar e se exercitar de maneira mais intensa, mas com o aumento da temperatura ambiente a fome tende a diminuir e, por outro lado, a necessidade de líquidos aumenta. Listamos a seguir algumas dicas alimentares para que a criança aproveite muito bem o verão:
- Assegure um café da manhã completo antes de sair de casa. Dessa forma, mesmo que o almoço seja mais tarde, você garante nutrientes para o período da manhã. Ofereça cereal com leite e frutas ou um queijo quente com suco natural.
- Enquanto estiver na praia ou piscina, não esqueça de um ponto fundamental: a hidratação. Nas altas temperaturas do verão, aumenta a perda hídrica através do suor e o sinal de sede na criança indica que já houve desidratação, devendo a água ser oferecida antes que esse sinal apareça. Por isso, a criança deve sempre ingerir água, sucos de frutas, água de coco e picolé de frutas.
- Se estiver na praia, os “beliscos” entre as refeições podem ser compostos por biscoitos, milho cozido, salada de frutas e sorvetes. Deve-se evitar os sanduíches com maionese, pois as altas temperaturas podem deteriorar esse alimento, causando diarréia, vômitos e até uma desidratação mais grave.
- No restaurante, não esqueça de adicionar um alimento de cada grupo no prato das crianças: uma fonte de proteína: aves, peixes ou carne de boi; abuse das saladas de folhas e dos legumes; e, por fim, complete com uma fonte de carboidrato, que pode ser arroz, macarrão, batata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário