quinta-feira, março 04, 2010
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA SINDROME DO RESPIRADOR BUCAL
A VIDA É UMA SEQUENCIA DE PRIORIDADES, E A PRIORIDADE NÚMERO UM É RESPIRAR PELO NARIZ O objetivo desta publicação é alertar pais, médicos, dentistas, professores e demais pessoas envolvidas no cuidado diário com crianças e adolescentes, das implicações negativas da respiração bucal no crescimento, desenvolvimento e na qualidade de vida dos pacientes portadores desta alteração funcional, que não se auto corrige com a maturidade e é facilmente tratada na infância e na adolescência. A literatura é farta em publicações que relacionam o desenvolvimento correto das funções orais como respiração, deglutição, fala e mastigação com o desenvolvimento global do individuo(tônus,postura e movimento), bem como, na ausência de normalidade a ocorrência de alterações na forma do crescimento craniodentofacial e mau funcionamento orgânico geral. Pela variedade de causas e manifestações, muitos autores denominam "síndrome do respirador bucal" às características encontradas nos indivíduos que utilizam a boca para respirar, sendo que tais manifestações desencadeiam inúmeras adaptações que, se não tratadas precoce e corretamente, irão trazer consequências por toda a vida. Abaixo observa-se algumas das principais alterações encontradas no indivíduo respirador oral e largamente citadas pela literatura. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ENCONTRADAS NO RESPIRADOR BUCAL: Crescimento: Aumento vertical do terço inferior da face, Arco maxilar superior estreito, Palato em ogiva( céu da boca), ângulo mandibular aberto, maloclusão(dentes desalinhados), mordida cruzada uni ou bi lateral, crescimento craniofacial predominantemente vertical. Musculares: Lábio superior e inferior encurtados e evertidos com maior exposição dos dentes superiores(sorriso gengival), maior atividade da musculatura labial durante a deglutição, hipofunção dos músculos elevadores da mandíbula podendo apresentar mordida aberta, alteração da postura lingual predispondo a deglutição atípica, tendência de diminuição do queixo no perfil facial, alterações posturais decorrentes das adaptações musculares causadas pela respiração bucal. Orais: alteração na voz, mastigação ineficiente, deglutição atípica. Faciais: face longa e estreita, nariz pequeno e estreito,falta de expressão facial, lábios curtos e entreabertos,lábios ressecados: Distúrbios do sono: baba noturna, ronco e apnéia, cansaço e fadiga diurnos decorrente do sono perturbado, podendo ocasionar baixo rendimento na escola ou no trabalho devido a dificuldade de atenção e concentração nescessários ao aprendizado. Além de todas as alterações citadas, a respiração bucal pode acarretar conseqüências mais graves como o Cor Pulmonale, cuja manifestação é a insuficiência cardíaca decorrente do grande aumento de resistência ao fluxo sanguíneo pulmonar. Embora não haja estudos epidemiológicos quanto a sua incidência e prevalência – apenas relatos de casos isolados – tal complicação merece ser mencionada e estudada pela sua gravidade. O diagnóstico da “síndrome do respirador bucal” deve ser o mais precoce possível e o acompanhamento, multidisciplinar. Ou seja, o médico deverá pesquisar e tratar a obstrução nasal; o ortodontista corrigirá as alterações morfológicas das arcadas dentárias após a eliminação da causa da respiração oral; e o fonoaudiólogo deverá reeducar e adaptar a respiração, adequando as funções orais e o fisioterapeuta equilibrar a musculatura do sistema estomatognático. Ressalta-se, portanto, com visão integrada o restabelecimento de uma via respiratória única e suas conseqüências no crescimento e desenvolvimento de todo o sistema de motricidade oral e orgânico geral. Importante salientar que a idade adequada para tratamento clínico do respirador bucal, usando aperelho e fonoaudilogia é entre 6 e 17 anos, após esta faixa etária o prognóstico se torna reservado, podendo ser necessário cirurgia para resolução completa do quadro de respiração bucal, com alto custo financeiro e emocional dos pais e pacientes. DR. MÁRCIO S. PEREIRA CIRURGIÃO DENTISTA CRO RS 9486 MESTRE EM ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL PELA UMESP 2003 e mail: marcioortodontista@hotmail.com Orkut: odontomaxpoa
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Centro Educacional Balão Azul
O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.
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