segunda-feira, abril 19, 2010

OS PRIMEIROS "NÃOS"

A criança que começa a andar e a pegar objetos ainda não é capaz de entender as ordens dos pais.
O ideal é distraí-la e protegê-la de acidentes.
È fácil lidar com bebê, até ele completar 1 ano porque normalmente ele se adapta com facilidade as propostas.
Mas passados uns três meses do 1 aniversário, a realidade é outra.
Ele começa a andar por toda a parte, fala algumas palavrinhas e tem mais destreza com as mãos. O maior desejo dele é praticar essas novas habilidades explorando o ambiente ao redor, fazendo tudo a seu modo e, de preferência, sem interrupções.
É nessa fase que os pais enfrentam as primeiras questões de autoridade. O que fazer quando o filho joga o prato de comida no chão? Porque ele insiste em mexer nos CDs?
Entre 1 e 2 anos, a criança sente necessidades e vontades intensas, mas não consegue verbalizar a maioria delas.
Os ataques de raiva são comuns, refletindo a frustração do dia-a-dia. Ela quer pegar a bola, mas não alcança; tenta pedir a maçã, mas ninguém entende o que ela diz; está entretida tirando as roupas da gaveta e logo acabam com a diversão.
O fato de a criança andar e falar leva muitos pais a pensar que ele é grande o bastante para compreender as regras estabelecidas. A capacidade de raciocínio da criança, no entanto, ainda não está desenvolvida a esse ponto.
Ela não entende ou não consegue lembrar o que você disse. Parece estar desafiando as ordens quando na verdade acha graça das broncas.
Para ela, tudo não passa de uma brincadeira nova.

REGRAS DE SEGURANÇA
Isso não significa que você deva permitir que ela faça tudo que deseja. È necessário estabelecer regras firmes com relação à segurança. As formas mais apropriadas para levá-la a agir como você quer e evitar confrontos desnecessárias são recursos básicos de prevenção e de distração. Coloque portões que impeçam o acesso da criança a lugares perigosos, como escadas, piscinas, banheiros instale trancas nos armários, tape as tomadas, afaste os objetos quebráveis e valiosos e nunca deixe de usar a cadeira especial no carro.
No período entre 1 e 2 anos, a criança está sempre mudando o alvo de interesse.
Você pode aproveitar essa característica para distraí-la quando for preciso. se ela estica as pernas negando-se a sentar na cadeira de comer, leve-a até a cozinha para pegar o seu copo preferido, este movimento deve ajudar fazendo com que distraia-se sentando sem maiores problemas.
Naturalmente, existem aqueles momentos em que não importa o que faça, ela não vai cooperar. Você diz não pode, tenta distraí-la e ela insiste em escalar a estante ou não para de jogar comida no chão.
É hora de agir.
Pegue-a no colo e leve-a para outro ambiente ou tire o prato de seu alcance, oferecendo o alimento mais tarde. Ao mesmo deixe claro os motivos que o levaram até aquela situação.
Quando o filho completa 2 anos, os pais poderão aumentar as expectativas de obediência, pois a criança começa a compreender o que significa “não"e a ter mais controle sobre impulsos.
Por ora é importante respeitar a imaturidade dela.
Revista CLÁUDIA-VIVA BEM
DIREÇÃO PEDAGÓGICA

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.