quinta-feira, maio 27, 2010

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO...

USO DE AVENTAIS FORA DAS ÁREAS DE TRABALHO
É imprescindível o uso de aventais em laboratórios, hospitais e instituições de saúde e pesquisa, para evitar contaminação do profissional através do contato com materiais infectantes ao qual ele está exposto. No entanto, sua ação como barreira protetora, pode fazer do avental um vetor de doenças quando utilizado fora do local apropriado, já que existem bactérias que podem sobreviver desde alguns dias, até meses, nos tecidos de aventais utilizados em instituições de saúde, podendo também ocorrer também a contaminação de ambientes hospitalares por patógenos da comunidade.
Os profissionais de saúde, pesquisadores, corpo docente e discente devem ser conscientisados sobre os riscos de utilizar o avental fora do ambiente hospitalar, ambulatórios, laboratórios de pesquisa e de ensino.
As áreas mais afetadas por este problema são as lanchonetes e ambientes próximos a hospitais e institutos de pesquisa e ensino. Da mesma forma os profissionais dessas áreas podem expor outras pessoas, e até familiares ao contato com patógenos.
A Associação Médica Britânica (BMA) , em 2006 divulgou relatório sobre um assunto relacionado aos profissionais da área da saúde: a roupa de trabalho. O relatório Intitulado “Healthcare associated infections”, condena severamente o uso da gravata e do hábito de circular com aventais e jalecos fora dos ambientes hospitalares, por serem formas comuns de transferências de germes patogênicos entre os usuários e pacientes. Estudo anterior do New York Hospital Queens, EUA, realizado em 2004, afirmava ter encontrado bactérias causadoras de doenças em cerca de metade das gravatas usadas pelos médicos. Vale lembrar que embora os aventais sejam lavados freqüentemente, as gravatas, por sua vez, raramente o são. No Brasil, a moda das gravatas não é nova, mas recentemente temos visto aumentar o uso entre colegas médicos. O que mais se vê hoje, principalmente nas proximidades de ambientes hospitalares, são profissionais usando jalecos com brasões bordados nas mangas ou nos bolsos, estampando orgulhosamente o logo da sua instituição. Na verdade, os aventais não deveriam circular fora da área dos hospitais e clínicas, como forma de prevenção de infecções. O relatório da BMA conclui que, além dos cuidados com as vestimentas, ainda vale a máxima de que lavar as mãos com água e sabão entre um procedimento e outro é a forma mais simples de evitar a propagação de infecções no ambiente hospitalar.
Estudos científicos comprovam que o vestuário dos profissionais de saúde podem ser facilmente contaminados e servem como fonte de transmissão de infecções (1).
Orientações do CIH
Restrinja o uso do avental aos ambientes adequados, sejam eles laboratórios ou ambulatórios. Deixe seu avental no ambiente hospitalar evitando que patógenos deste ambiente sejam levados para outras áreas.
Além disso, utilizar o avental somente no espaço de trabalho dificulta a contaminação do seu paciente ou experimento por bactérias e fungos presentes fora deste ambiente controlado.

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.