segunda-feira, janeiro 03, 2011

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO




Como alimentar as crianças na época mais quente do ano?

O cuidado com a alimentação nas épocas de mais calor do ano é algo que os pais não devem esquecer. A alimentação é tão importante como o sono e como as atividades, para que as crianças gozem de boa saúde.

Como alimentar as crianças no verão


O verão oferece muitas possibilidades para uma alimentação sadia. Algumas sugestões podem servir de guia:

- As gorduras jamais devem ultrapassar os 30% do consumo diário de uma criança. Estão concentradas na manteiga, nata, iogurte, ovo, margarina e gorduras animais.

- A maior parte da alimentação deve realizar-se através dos hidratos de carbono, na base de 50 a 60% do consumo. Se corresponde ao pão, cereais, farinha, massas, batatas, ervilhas, vagem, lentilhas e frutos secos.

- A fruta, do mesmo modo que a verdura, é uma fonte importante de vitaminas e minerais, sobretudo para as crianças. É rica em fibra e sua ingestão é mais que recomendável.

- O respeito às horas para alimentar-se é de vital importância. Nunca devem realizar as comidas com pressa. Uma boa mastigação favorecerá a digestão, evitando assim os gases e outros problemas intestinais.

- Deve-se começar o dia com um bom café da manhã, baseando-se em leite, cereais, sucos ou pedaços de frutas.

- As frituras devem ser evitadas. Melhor o consumo de alimentos cozidos, refogados ou assados.

- Dependendo do tipo de comida, deve-se respeitar o período de digestão quanto a hora do banho. Deve-se esperar pelo menos uma hora e meia ou duas depois de comer para banhar-se no banheiro, praia ou piscina. Um corte de digestão pode ocasionar dor abdominal, náuseas, vômitos e perda da consciência.

- Não devemos esquecer de que a merenda é também muito importante. Nada melhor que bolachas, frutos secos, frutas, suco de frutas e sanduíches leves para alimentar uma criança.

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.