quarta-feira, junho 29, 2011

Dicas para alimentar a criança no inverno


No período do outono e do inverno, as baixas temperaturas contribuem para o aumento da incidência de gripes e resfriados. As causas são diversas, mas uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes auxilia a resistência imunológica do organismo.

O ideal é que as crianças tenham uma alimentação saudável e nutritiva durante o ano todo, mas neste período vale o reforço de alguns alimentos nas refeições da garotada. Uma boa ingestão de frutas e verduras, fontes de vitaminas e minerais e importantes aliados do sistema imunológico. Sabemos que estes alimentos nem sempre são bem aceitos pelas crianças, ainda mais no clima frio, no qual a preferência alimentar tende para alimentos mais calóricos a base de carboidratos e gorduras. Os carboidratos ideais são os dos cereais integrais como aveia, pão integral, nozes e castanhas, que, além de energia, fornecem vitaminas e fibras para o organismo.

Algumas dicas para auxiliar na ingestão destes nutrientes:

1. As frutas podem ser oferecidas picadas ou em forma de espetinhos. Também podem ser cobertas com aveia em flocos ou um pouco de chocolate derretido, se forem servidas como sobremesa. Aproveite as frutas ricas em vitamina C: bergamota, laranja, kiwi, abacaxi.

2. Os legumes ficam mais convidativos no inverno quando servidos quentes. Podem ser o recheio de algum pastel de forno ou misturados com ricota e requeijão para se transformarem em um patê delicioso. Sirva com pão integral.

3. As sopas também são uma boa pedida. Faça-as com legumes coloridos: moranga, tomate, couve, milho, batata e acrescente um pouco de cereal integral como a aveia, o arroz integral ou a cevadinha.

4. Os vegetais vão muito bem quando misturados a uma carne picadinha, a uma massa ou a um recheio de panquecas.

5. Não esqueça os líquidos! Mesmo não se transpirando como no verão, a hidratação é importante também no inverno. Os sucos naturais, feitos com frutas da estação como a laranja, o limão e a bergamota, são os acompanhantes ideais das refeições. Um copo por dia de puro suco de laranja já supre as necessidades de vitamina C. Nos intervalos das refeições ofereça também chás, de preferência de frutas secas, como maçã, pois os chás preto e verde contêm estimulantes naturais.

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.