PROBLEMA QUE ATINGE 35% DAS CRIANÇAS ABAIXO DE CINCO ANOS DE IDADE
Levar o filho para dormir pode ser um pesadelo para os pais. -ao contrário do que muitos pensam, a insônia também é motivo de preocupação em crianças. A insônia infantil pode se manifestar como dificuldade de adormecer quando a criança é colocada na cama ou dificuldade de continuar dormindo durante a noite.
Segundo a neurologista do instituto do sono de Campinas e Piracicaba, Shigue Yonekura, que è especialista em distúrbios do sono pelo Hospital das clinicas da Universidade de são Paulo (USP), a insônia chega a interferir na capacidade da criança de realizar suas atividades diárias.
Os pequenos podem apresentar pouca energia para acordar pela manhã ou acompanhar os colegas ao longo do dia. As olheiras também aparecem como sinais importantes.
Os recém nascidos dormem em média 16 horas por dia. A criança de dois anos precisa de 12 ou 14 horas de sono, incluindo cochilos.
O Médico explica que quando a criança passa por mudanças na sua vida e caminha de um estágio de desenvolvimento para outro, a insônia pode ser um problema temporário comum. “a Criança que está vivenciando experiências novas pode ter algumas noites de insônia. Mas se o problema persistir é preciso procurar ajuda de um especialista”, Conforme Yonekura, a insônia atinge cerca de 35% das crianças abaixo de cinco anos de idade.
As conseqüências em bebês e crianças pequenas são o choro fácil, irritabilidade, mau humor, dependência de quem cuida dela e até possíveis problemas de crescimento, já que o hormônio do crescimento é produzido durante o sono.
Mas na idade escolar os problemas são baixo desempenho na escola, insegurança, timidez, mau humor, dificuldade de relacionamento com outras crianças e solidão.
Mas a insônia infantil também traz conseqüências para os pais. A vida conjugal vai se deteriorando, existe a insegurança, sentimentos de culpa, frustração diante de situação de cansaço.
Fonte: A&E Especial Família Instituto de Medicina e Sono/Dr. Shigueo Yonekura
Nenhum comentário:
Postar um comentário