sexta-feira, outubro 14, 2011

INSÔNIA INFANTIL

PROBLEMA QUE ATINGE 35% DAS CRIANÇAS ABAIXO DE CINCO ANOS DE IDADE

Levar o filho para dormir pode ser um pesadelo para os pais. -ao contrário do que muitos pensam, a insônia também é motivo de preocupação em crianças. A insônia infantil pode se manifestar como dificuldade de adormecer quando a criança é colocada na cama ou dificuldade de continuar dormindo durante a noite.

Segundo a neurologista do instituto do sono de Campinas e Piracicaba, Shigue Yonekura, que è especialista em distúrbios do sono pelo Hospital das clinicas da Universidade de são Paulo (USP), a insônia chega a interferir na capacidade da criança de realizar suas atividades diárias.

Os pequenos podem apresentar pouca energia para acordar pela manhã ou acompanhar os colegas ao longo do dia. As olheiras também aparecem como sinais importantes.

Os recém nascidos dormem em média 16 horas por dia. A criança de dois anos precisa de 12 ou 14 horas de sono, incluindo cochilos.

O Médico explica que quando a criança passa por mudanças na sua vida e caminha de um estágio de desenvolvimento para outro, a insônia pode ser um problema temporário comum. “a Criança que está vivenciando experiências novas pode ter algumas noites de insônia. Mas se o problema persistir é preciso procurar ajuda de um especialista”, Conforme Yonekura, a insônia atinge cerca de 35% das crianças abaixo de cinco anos de idade.

As conseqüências em bebês e crianças pequenas são o choro fácil, irritabilidade, mau humor, dependência de quem cuida dela e até possíveis problemas de crescimento, já que o hormônio do crescimento é produzido durante o sono.

Mas na idade escolar os problemas são baixo desempenho na escola, insegurança, timidez, mau humor, dificuldade de relacionamento com outras crianças e solidão.

Mas a insônia infantil também traz conseqüências para os pais. A vida conjugal vai se deteriorando, existe a insegurança, sentimentos de culpa, frustração diante de situação de cansaço.

Fonte: A&E Especial Família Instituto de Medicina e Sono/Dr. Shigueo Yonekura

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.