quarta-feira, julho 18, 2012

Nota Técnica sobre a Varicela

              A Varicela ou Catapora é uma doença altamente transmissível, causada por um vírus varicela-zoster. Acomete, principalmente, crianças entre um e dez anos, porém pode ocorrer em pessoas susceptíveis (não imunes) em qualquer idade.
Os sintomas iniciais são a febre e erupções maculopapulares (manchas na pele) seguidas de vesículas, disseminadas em todo o corpo, que provocam coceira e   evoluem para crostas até a cicatrização.

            A transmissão é por contato direto de pessoa a pessoa através de secreções respiratórias (ao falar, espirrar ou tossir) ou pelo contato com as lesões infectadas na pele. O período de maior transmissibilidade inicia-se dois dias antes do aparecimento das vesículas e vai até a fase de crosta. O período de incubação varia de duas a três semanas, com média de 12 dias.

            Na maioria das vezes, principalmente em crianças, a doença evolui sem conseqüências mais sérias. Contudo, a varicela pode ter evolução grave e até causar o óbito, sendo consideravelmente maior o risco quando ocorre em adultos e pessoas com imunodeficiência. As complicações podem variar desde infecção secundária das lesões de pele, pneumonia, encefalite, complicações hemorrágicas, hepatite, artrite, Síndrome de Reye, até relatos de infecção invasiva severa por estreptococos do grupo A (GAS).

            A varicela pode ocorrer durante o ano todo, porém observa-se um aumento do número de casos no período que se estende do fim do inverno até a primavera (agosto a novembro), sendo comum, neste período, a ocorrência de surtos em creches e escolas.

 ORIENTAÇÕES GERAIS:

§  Afastar as crianças com varicela da creche ou escola até o 7º dia após o aparecimento das lesões ou até que todas as lesões tenham evoluído para crostas;

§  Manter cuidados adequados de higiene;

§  Manter as unhas das mãos das crianças doentes bem aparadas, para evitar  lesões que propiciam infecção por bactérias;

§  Procurar um serviço de saúde para avaliação e orientação;

§  Não dar aspirina para crianças com varicela, pois esta pode causar uma complicação grave chamada Síndrome de Reye, caracterizada por quadro neurológico e alterações no fígado;

§   Administrar imunoglobulina as gestantes suceptíveis contato com casos de varicela.

Surtos de varicela devem ser notificados à Secretaria Municipais de Saúde.

A informação desta Nota Técnica deve ser do conhecimento de todos os profissionais dos serviços de saúde dos municípios.

Porto Alegre, 18 de Julho de 2012.

 
                                                                     Caroline Santana

Nutricionista CRN-2 nº. 6555

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.