quinta-feira, fevereiro 21, 2013

A dura tarefa de dizer NÃO aos filhos


Fonte: Luciana Mara de Sousa Castro -  site http://www.superinfancia.com.br/artigos/artigo.php-art_codigo=22.html
 
Porque é tão difícil dizer NÃO aos filhos no mundo de hoje? Porque está cada vez mais difícil impor limites aos pequenos? Onde foi para a firmeza da autoridade paterna?
Está cada vez mais comum pais procurarem consultórios de psicologia com a queixa de não conseguirem fazer com que seus filhos os obedeçam. Este pedido de ajuda quase sempre vem acompanhado do relato de insegurança em relação à criação dos filhos. A “fórmula de bolo” tão ansiada por muitos é uma ilusão, não há uma maneira certa ou errada de educar, depende dos valores de cada família. Entretanto, observa-se que a “fórmula do nunca dizer não” tem formado crianças sem habilidade de enfrentar problemas comuns da infância, sem resistência à frustração e sem limites.
Um dos fatores correlacionados à inabilidade parental é a falta de tempo para se dedicar aos filhos. Vivemos uma época em que pai e mãe, na maioria das vezes, trabalham fora o dia todo e se contorcem para dar conta das atribuições domésticas e familiares. De fato, o tempo para a criação dos filhos diminuiu, mas o prejuízo maior disso é a culpa que os pais sentem e a forma que tentam compensar.
Esse fato gera um ciclo vicioso de culpa por parte dos pais que, na tentativa de suprirem a falta na vida dos filhos, assumem uma postura omissa no momento de impor limites e corrigir comportamentos inadequados. É comum os pais chegarem ao consultório com pensamentos como: “Mas eu quase não fico com ele. Quando tenho oportunidade, quero fazer tudo que ele quer!”
Apesar de ser compreensivo que os pais tenham menos tempo para dedicar aos filhos, não é exatamente a quantidade que fará a diferença, mas sim a qualidade. Essa qualidade pode ser adquirida de forma simples em situações do cotidiano, seja uma refeição à mesa sem estímulos televisivos, ouvir sobre o dia da criança, se interessar pelos gostos dela, assistir a um programa que a criança gosta, levá-la ao parque, colocá-la para dormir, elogiar suas conquistas, enchê-las de palavras de incentivo, beijos e abraços. Enfim, aproveitar o tempo em que está com a criança para gerar boas lembranças no futuro.
Ter momentos de qualidade com os filhos inclui também o dizer NÃO com coerência. A criança precisa de alguém para norteá-la sobre o que é certo e o que é errado e ninguém melhor que os pais para fazer isso. Ter coerência significa dizer não apenas quando necessário e seguido de uma explicação compreensível para a criança de porque ela não deve se comportar dessa maneira.
Ser capaz de transmitir valores pessoais, afetivos e sociais, impondo limites consistentes, é o maior desafio dos pais. É um treino diário e um processo de aprendizagem mútuo. Requer observação das necessidades da criança, que mudarão ao longo de seu desenvolvimento, provocando mudanças na tarefa de educar. É um processo dinâmico que requer muita paciência, coragem e amor.
 

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.