Desenvolvimento Infantil: 0 à 3 anos
O período do desenvolvimento infantil que compreende a idade de zero à três anos é o qual denominamos de primeira infância, considerada fase fundante dos aspectos biopsicossociais de nosso ciclo de vida.
A primeira infância é a fase onde melhor podemos observar aspectos de desenvolvimento e crescimento que envolvem desde questões motoras até a aquisição da linguagem. É quando os sentidos vão se aprimorando gradativamente, oportunizando à criança a construção de sua autonomia e interação com o meio.
Neste período a locomoção – que compreende desde o rolar do bebê até seus primeiros passos – constituí não só o desenvolvimento motor, mas também um importante aspecto psicológico, uma vez que oferece a noção de espaço, tempo, distância, medo e autonomia que até então eram mediados pelo adulto. É um processo dinâmico, contínuo e de importante interação com o meio.
A linguagem se desenvolve desde o nascimento, nos momentos de interação com a mãe (mamadas, trocas de fraldas, banhos, etc.) e através do meio onde a criança vive. Antes das primeiras palavras há o que chamamos de fase pré-linguística, representada pelo choro, balbucios e imitações de sons. É a forma como o bebê se comunica com o mundo e seu aprimoramento está intimamente ligado à construção de significados oferecidos pelos cuidadores (família e escola). Ou seja, a forma como os adultos interagem com as crianças e com os sons por elas emitidos está diretamente relacionado com o curso do desenvolvimento lingüístico. Uma boa interação na fase pré-linguística anuncia futuramente um bom desenvolvimento da linguagem. Como vemos, falar não é apenas uma aquisição do ponto de vista fonológico, mas também emocional.
O convívio com outras crianças também é aspecto constitutivo no desenvolvimento infantil. Em grupo, as crianças ampliam sua rede social para além da família e do lar, e diversificando a possibilidade de aquisições, trocas e interações. A escola é um dos espaços sociais onde tudo isso é oportunizado, através de propostas pedagógicas que ofereçam à criança uma estimulação sadia e apropriada.
É importante ressaltar que família e escola são agentes imprescindíveis à mediação da criança com o meio onde ela vive. Um bom desenvolvimento infantil depende, entre outras questões, da interação com espaços sadios e adequados, que ofereçam segurança e estimulação.
Desenvolvimento Infantil: 3 à 6 anos
Ao período dos três aos seis anos de idade damos o nome de segunda infância. É a fase de aprimoramento das construções da primeira infância e também de novas aquisições.
Nesta fase observamos a melhoria e ampliação da capacidade motora, aparecendo com maior destreza o correr e o pular, além de uma maior precisão da motricidade fina que oportuniza à criança a ampliação das atividades manuais como desenhar, pintar, recortar e colar.
Na segunda infância, desenvolvem-se as capacidades de função simbólica (abstração), compreensão de identidades, compreensão de causa e efeito (os “Por que?”), classificação, entre outras.
Na linguagem começa a surgir o uso de pronomes, plural, metáforas e tempos verbais. Atrasos na linguagem podem estar associados a aspectos e/ou neurológicos e influenciam diretamente no processo de alfabetização.
A interação com os adultos, a contação de histórias, os jogos educativos, o brincar e os espaços de conversação são instrumentos que auxiliam a criança em seu processo de alfabetização.
Neste período a parceria entre a família e a escola é de fundamental importância para o atendimento das demandas cognitivas, sociais e emocionais da criança. No que concerne ao universo escolar, essas demandas são atendidas através de uma interação ativa com os educadores, com outras crianças e do uso de materiais lúdico-pedagógicos apropriados.
A escola também é um importante espaço social, capaz de oferecer à criança experiência onde é estimulada a pensar, construir, observar e criar através da tomada de decisão, da discussão, do consenso e da coletividade.
É importante ressaltar que o brincar é um aspecto constitutivo, fundante e imprescindível na infância. Ele está para a criança assim como o trabalho está para o adulto, representando o curso do desenvolvimento psicossocial deste período do ciclo de vida.
Rebeca Chabar Kapitansky
Psicóloga – CRP 07/13261
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Centro Educacional Balão Azul
O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário