quarta-feira, maio 11, 2011

MÃES POSSÍVEIS, LIVRES DA CULPA

Como é difícil ser mãe hoje em dia, dar conta dos filhos, do marido, da casa e ainda ser bem sucedida no trabalho. São tantos as pressões que é impossível corresponder aos seus próprios desejos, aos da família e aos da sociedade. É como se a mulher tivesse que fazer o papel de equilibrista para atender a todas as exigências cotidianas, Para equilibrar esses pratos as mulheres precisam abandonar o que cresceram escutando e aceitar suas limitações.

Quem é a mãe ideal?

Essa mãe que as mulheres querem ser nem sempre é possível. A mãe ideal mora no imaginário feminino e é criada desde que somos pequeninas e brincamos com as bonecas. Faz parte de um modelo familiar e sócio cultural que herdamos.

Para ser uma mãe possível a mulher precisa admitir que não é perfeita. E para isso, deve livrar-se da culpa do que não consegue fazer no seu dia-a-dia tão atribulado.

Conversando diversas vezes com uma amiga, mãe de um lindo menininho de três anos, sinto sempre a sua culpa por não ser tão presente na vida do filho. Percebo que essa culpa vem da busca pela perfeição, por tentar alcançar um modelo quase inatingível. Como resultado, vejo-a sempre atarefada, como quem corre atrás o tempo todo de algo.

Driblando o tempo

Claro que o ideal seria que as mães estivessem mais presentes na vida das crianças, mas quase sempre isso não é possível. Com a responsabilidade de trabalhar fora e ajudar nas despesas da casa, na maioria das vezes isso não é uma escolha, mas uma necessidade.

O segredo para burlar as armadilhas das emoções e driblar o tempo curto é a mãe valorizar cada minuto que está próxima do filho. Participar ao máximo das atividades e tornar esses momentos especiais. Vale também pedir a ajuda do pai, afinal a mulher não pode fazer tudo sozinha. Juntos, fica mais fácil listar as prioridades e perceber que algumas mudanças na rotina são possíveis e fazem diferença.

Guardar um tempinho para cuidar de si também é necessário. Mães estressadas são menos tolerantes e dão menos atenção aos pequenos e família. Para que a balança seja equilibrada ofereça um tempo de qualidade ao seu marido e filho, não importa o quanto seja, mas quando acontecer esteja verdadeiramente presente.

Ao longo de vários anos atuando como terapeuta materno-infantil cheguei à conclusão de que ser mãe é ser uma atleta de elite, correr uma corrida com vários obstáculos e no final receber o melhor prêmio, um abraço gostoso do filhote e do companheiro!

Minha preparação para ser mãe está começando desde já, afastando dos meus pensamentos o modelo de mãe perfeita, que sabemos que não existe e aceitando a mãe que poderei ser. Deixarei um exercício que tive oportunidade de aprender no livro "A Mãe Possível", que me ajudou muito a me aceitar melhor.

Exercício da Águia

Esse exercício é ideal para aqueles momentos que você está prestes a explodir:

1 Procure um lugar tranquilo da casa e sente-se.

2 Respire profundamente algumas vezes e imagine um local tranquilo junto a natureza e perceba que há uma águia que sobrevoa esse local e vem próximo a sua cabeça.

3 Visualize-se olhando a águia e perceba se sente vontade de voar com ela. Voe por sobre a sua vida e enxergue a sua rotina, do momento que se levanta até a hora de dormir, mas não se envolva e nem se perturbe com o que vê. Quanto mais você se vê, percebe o quanto exige de si mesma e que já faz muitas coisas durante o dia.

4 Aos poucos respire profundamente e abra os olhos. Anote tudo o que sentiu sem repressões e pressões. Pode ser que nessa escuta interna você tenha observado tudo o que precisa ser modificado, ou talvez essa percepção não tenha acontecido nessa primeira vez. Tente outras vezes, sem se cobrar.

Denise Gurgel

Fisioterapeuta materno-infantil e professora de shantala.

Desde 2002 dedica-se a estudos sobre movimentos e expressão corporal dos bebês.

Ministra cursos sobre shantala em São Paulo.

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.