sexta-feira, março 30, 2012

É HORA DE (RE)COMEÇAR!

Março é sempre um mês muito especial na Escola. Há os que chegam aqui pela primeira vez e há os que deixaram saudade por terem ido para o “colégio grande”. Há os que voltam das férias cheios de histórias para contar e há os que precisam de um tempo para se adaptar à nova sala, à nova professora e à nova rotina.

Enfim, se dizem que nosso ano começa depois do Carnaval, chegou a hora de encararmos novidades, desafios e novas aprendizagens!

Para quem está entrando, passando pelo famoso “período de adaptação”, a Escola ainda é um mundo complexo e desconhecido. Pais e filhos estão experimentando, muitas vezes, ficarem separados pela primeira vez e isso, em geral, é difícil para todos. Angústias, fantasias e incertezas dão o tom desse ingresso, geralmente logo superado.

Mas não somente os alunos novos precisam de um tempo para se adaptar. Não é incomum que crianças que já estão familiarizadas com a Escola resistam nesse período de mudanças. Fazem um chorinho na entrada ou dizem não querer colocar o uniforme. E os pais, que ainda não se sentem completamente seguros com a nova professora, começam a questionar se ela dará conta da turma como o fizera a educadora do ano anterior ou se terá com seu pequeno uma relação tão afetiva.

As professoras, por sua vez, ainda estão conhecendo seus novos alunos, aprendendo suas brincadeiras preferidas, entendendo como interagem e do que gostam. A saudade da antiga turma ainda se faz bastante presente até que, pouco a pouco, estreitam os laços com suas novas crianças.

E todo mês de março essa historia se repete... Todos se conhecendo e se re-conhecendo. Descobrindo a si e aos outros em novas relações que começam a surgir e que gradativamente se consolidam. Encontrando e reencontrando amigos.

Quando pararmos para refletir novamente, o ano já terá “engrenado”, os alunos já estarão todos adaptados, os pais seguros e as professoras realizadas com seus grupos. Até que um novo período de férias chegará e novamente passaremos, mais uma vez e como sempre, por mais um mês de março como esse...

Dicas para o período de recomeço:

- O vínculo da criança com a nova professora também depende do incentivo dos pais. Por isso, estimule diálogos sobre a nova rotina, ressaltando os pontos positivos e evitando comparações com o ano anterior.

- Estimule a vinda de seu filho para a Escola, ressaltando as qualidades desse espaço e incentivando-o a dividir com os colegas e com a professora suas novidades.

- Permita que a criança traga de casa algo que represente sua família e que lhe transmita segurança, como fotos e objetos pessoais.

- Não supervalorize eventuais resistências. Ajude a criança a manter-se o mais dentro da sua rotina, não cedendo a choros ou manhas.

- Respeite o tempo do seu filho, sem compará-lo com os colegas ou familiares.

Psicologa Priscila Wagner Sternberg

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.