sexta-feira, março 30, 2012

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOS 18 A 24 MESES

Dos 18 aos 24 meses, a criança está cheia de energia e entusiasmo. Aprende por meio da exploração do ambiente, curiosidade, imitação e imaginação sem fim. Quanto mais a criança é estimulada a falar, movimentar-se e descobrir, maior será o desenvolvimento do seu cérebro e da coordenação fina dos seus movimentos. Essas realizações ajudam a criança a se comportar com mais competência e confiança.

A criança, nessa fase, já pode andar e se deslocar com maior independência. Abaixa-se, sem cair, para pegar objetos no chão. Começa a identificar as partes do corpo e aprende a falar o nome delas.
Ainda se comunica por gestos simultaneamente enquanto verbaliza alguns sons ex: abana a cabeça para dizer não, dá adeus, bate palminhas, fala algumas palavras com sentido manifestando na maioria das vezes seus desejos e necessidades.


Atenção:
- A família deve estar atenta a movimentação da criança pois essa ainda não possui noção do perigo.
- A criança aprende a falar por imitação por isso a importancia de falarmos corretamente com ela.
- A criança é capaz de entender o que lhe é solicitado desde que a ordem seja clara e objetiva.
- Ainda emprega o chora e faz pirraça quando é contrariada.

O que a criança é capaz de fazer nessa fase:
- Bater palmas para expressar alegria e satisfação;
- Constroi frases com duas ou três palavras;

-Identificar as principais partes do seu corpo;

-Se reconhece a partir do seu nome;

-Distingüe os principais objetos de uso pessoal;
-Revela interesse em alimentar-se sozinho;

-Estranha pessoas e lugares que não fazem parte da sua rotina;
-Disputa brinquedos, espaços e atenção podendo expressar seu descontentamento corporalmente(mordidas, empurrões e tapas);

-Ainda não possui a noção de causa e consequência(bate=doi);

-Não possui capacidade de espera, e acredita que o mundo gira em torno de sí proprio(egocentrismo).

-A criança precisa conhecer, tocar, mexer, dançar, cantar, ouvir histórias. Essas atividades ajudam no seu aprendizado e desenvolvimento.

O Brincar:

É a atividade principal na vida da criança. Ao brincar, a criança elabora internamente os seus conflitos. Desenvolve a atenção, imitação, memória, movimentação, equilíbrio, imaginação e a confiança por consequência, constroi a sua auto-estima .

-A família precisa organizar o ambiente de convivência para a criança , oferecendo materiais e objetos adequados que favoreçam o seu desenvolvimento global e estimule a sua curiosidade.

-Criar situações onde ela possa compartilhar brinquedos e brincadeiras com adultos e com outras crianças.

-Nessa fase o limite deve ser claro e exercitado sempre que necessário, mesmo nas pequenas coisas, porque isso irá assegurar o entendimento do NÃO quando a criança estiver em perigo.

- A família precisa acompanhar o que a criança está fazendo e ensinar, com firmeza porém sem violência, o que ela pode e o que não pode fazer.
-A criança deve ter clareza do papel que cada elemento exerce na família (a autoridade deve estar sempre com os pais).
-Brincar é a atividade principal da vida da criança: "esconde-esconde", cantar,dançar, bater palma, rolar no chão,imitar as pessoas, empilhar cubos, ou ainda explorar materiaisde diversas texturas, formas, tamanhos e cores.
-Gosta de ouvir várias vezes as mesmas histórias.

Setor de Psicologia e Pedagógico

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.