Dos 18 aos 24 meses, a criança está cheia de energia e entusiasmo. Aprende por meio da exploração do ambiente, curiosidade, imitação e imaginação sem fim. Quanto mais a criança é estimulada a falar, movimentar-se e descobrir, maior será o desenvolvimento do seu cérebro e da coordenação fina dos seus movimentos. Essas realizações ajudam a criança a se comportar com mais competência e confiança.
A criança, nessa fase, já pode andar e se deslocar com maior independência. Abaixa-se, sem cair, para pegar objetos no chão. Começa a identificar as partes do corpo e aprende a falar o nome delas.
Ainda se comunica por gestos simultaneamente enquanto verbaliza alguns sons ex: abana a cabeça para dizer não, dá adeus, bate palminhas, fala algumas palavras com sentido manifestando na maioria das vezes seus desejos e necessidades.
Atenção:
- A família deve estar atenta a movimentação da criança pois essa ainda não possui noção do perigo.
- A criança aprende a falar por imitação por isso a importancia de falarmos corretamente com ela.
- A criança é capaz de entender o que lhe é solicitado desde que a ordem seja clara e objetiva.
- Ainda emprega o chora e faz pirraça quando é contrariada.
O que a criança é capaz de fazer nessa fase:
- Bater palmas para expressar alegria e satisfação;
- Constroi frases com duas ou três palavras;
-Identificar as principais partes do seu corpo;
-Se reconhece a partir do seu nome;
-Distingüe os principais objetos de uso pessoal;
-Revela interesse em alimentar-se sozinho;
-Estranha pessoas e lugares que não fazem parte da sua rotina;
-Disputa brinquedos, espaços e atenção podendo expressar seu descontentamento corporalmente(mordidas, empurrões e tapas);
-Ainda não possui a noção de causa e consequência(bate=doi);
-Não possui capacidade de espera, e acredita que o mundo gira em torno de sí proprio(egocentrismo).
-A criança precisa conhecer, tocar, mexer, dançar, cantar, ouvir histórias. Essas atividades ajudam no seu aprendizado e desenvolvimento.
O Brincar:
É a atividade principal na vida da criança. Ao brincar, a criança elabora internamente os seus conflitos. Desenvolve a atenção, imitação, memória, movimentação, equilíbrio, imaginação e a confiança por consequência, constroi a sua auto-estima .
-A família precisa organizar o ambiente de convivência para a criança , oferecendo materiais e objetos adequados que favoreçam o seu desenvolvimento global e estimule a sua curiosidade.
-Criar situações onde ela possa compartilhar brinquedos e brincadeiras com adultos e com outras crianças.
-Nessa fase o limite deve ser claro e exercitado sempre que necessário, mesmo nas pequenas coisas, porque isso irá assegurar o entendimento do NÃO quando a criança estiver em perigo.
- A família precisa acompanhar o que a criança está fazendo e ensinar, com firmeza porém sem violência, o que ela pode e o que não pode fazer.
-A criança deve ter clareza do papel que cada elemento exerce na família (a autoridade deve estar sempre com os pais).
-Brincar é a atividade principal da vida da criança: "esconde-esconde", cantar,dançar, bater palma, rolar no chão,imitar as pessoas, empilhar cubos, ou ainda explorar materiaisde diversas texturas, formas, tamanhos e cores.
-Gosta de ouvir várias vezes as mesmas histórias.
Setor de Psicologia e Pedagógico
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