As crianças passam por várias fases durante o desenvolvimento da linguagem. Algumas orientações vão ajudar a estimular cada uma delas.
A primeira palavra da criança é uma grande emoção. Quando ela utiliza a linguagem, ela possui uma forma nova de lidar com o ambiente e com suas experiências. Cada uma em seu ritmo, toda a criança passa pela mesma seqüência de desenvolvimento de linguagem. Conhecendo cada fase os pais podem estimular a expressão verbal do filho.
BEBÊS ATÉ 1 ANO
O bebê tem um interesse natural em escutar vozes humanas. Por volta dos 6 meses, ele pode ter longas conversas com os adultos à base de sons e pausas.
Olhe para o bebê enquanto fala com ele e deixe-o ver o seu rosto e os gestos. Conte o que está fazendo enquanto cuida dele. Responda sempre que ele emitir sons. É preciso demonstrar que você se importa com os sons e gestos.
DE 1 A 2 ANOS
Por volta de um ano, surgem às primeiras palavrinhas.A criança começa a falar nomes de pessoas, objetos e ações. Dependendo da entonação, uma palavra pode significar frases inteiras.
Mais tarde, a criança combina palavras em frases telegráficas. Ex; Vê au-au.
O que você pode fazer
-Utilize as palavras-chave quando fala e inclua o nome da criança. “ onde estão os sapatos da Ana?”.
-Responda com frases que incorporem a palavra que a criança disse. Ela diz” saí”, e você diz “Ana saiu do carro”.
-Leia livros com ilustrações sobre animais ou temas do cotidiano. Invente um jogo:
“onde está a vaca?” A criança ou você aponta a vaca e fala o nome.
-Mostre o que você faz e diga : “Mamãe está tirando o sapato do Luiz”.
-Invente musiquinhas com o nome das partes do corpo e as utilize quando estiver interagindo com a criança. Ex: trocando as roupas da criança, dando banho, as refeições etc.
DE 2 ANOS A 5 ANOS
Nessa fase, a criança começa a utilizar a linguagem para expressar idéias e sentimentos. Por volta dos 5 anos, a criança adquire quase toda a estrutura básica da linguagem.
Lembrem, nessa fase o adulto deve sempre repetir a palavra corretamente quando a criança falar errado. Sem evidenciar tal fato e utilizar as palavras corretas para comunicar-se com a criança.
O QUE PODE FAZER
-Tenha um diálogo verdadeiro com ela; evite responder com “hum...hum...” e “é mesmo”. “Continue apresentando palavras novas em suas conversas”“.se você fala” deixa eu ajudar”, ela não aprende nada novo. Melhor será dizer: “deixa eu ajudar a carregar essa cadeira, ela é muito pesada”. Assim, você ensina o nome e a idéia- de peso- que ela sentia, mas não sabia expressar.
-Se ela errar, não tente corrigi-la, pois frustrará a tentativa de dizer algo novo.
Deixe-a falar do jeito dela e fale normalmente do jeito correto sem evidenciar o erro. O importante e mantê-la interessada na comunicação.
Mára Machado
Direção Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário