sexta-feira, março 30, 2012

OS PRIMEIROS PASSOS DA FALA

As crianças passam por várias fases durante o desenvolvimento da linguagem. Algumas orientações vão ajudar a estimular cada uma delas.

A primeira palavra da criança é uma grande emoção. Quando ela utiliza a linguagem, ela possui uma forma nova de lidar com o ambiente e com suas experiências. Cada uma em seu ritmo, toda a criança passa pela mesma seqüência de desenvolvimento de linguagem. Conhecendo cada fase os pais podem estimular a expressão verbal do filho.

BEBÊS ATÉ 1 ANO

O bebê tem um interesse natural em escutar vozes humanas. Por volta dos 6 meses, ele pode ter longas conversas com os adultos à base de sons e pausas.

Olhe para o bebê enquanto fala com ele e deixe-o ver o seu rosto e os gestos. Conte o que está fazendo enquanto cuida dele. Responda sempre que ele emitir sons. É preciso demonstrar que você se importa com os sons e gestos.

DE 1 A 2 ANOS

Por volta de um ano, surgem às primeiras palavrinhas.A criança começa a falar nomes de pessoas, objetos e ações. Dependendo da entonação, uma palavra pode significar frases inteiras.

Mais tarde, a criança combina palavras em frases telegráficas. Ex; Vê au-au.

O que você pode fazer

-Utilize as palavras-chave quando fala e inclua o nome da criança. “ onde estão os sapatos da Ana?”.

-Responda com frases que incorporem a palavra que a criança disse. Ela diz” saí”, e você diz “Ana saiu do carro”.

-Leia livros com ilustrações sobre animais ou temas do cotidiano. Invente um jogo:

“onde está a vaca?” A criança ou você aponta a vaca e fala o nome.

-Mostre o que você faz e diga : “Mamãe está tirando o sapato do Luiz”.

-Invente musiquinhas com o nome das partes do corpo e as utilize quando estiver interagindo com a criança. Ex: trocando as roupas da criança, dando banho, as refeições etc.

DE 2 ANOS A 5 ANOS

Nessa fase, a criança começa a utilizar a linguagem para expressar idéias e sentimentos. Por volta dos 5 anos, a criança adquire quase toda a estrutura básica da linguagem.

Lembrem, nessa fase o adulto deve sempre repetir a palavra corretamente quando a criança falar errado. Sem evidenciar tal fato e utilizar as palavras corretas para comunicar-se com a criança.

O QUE PODE FAZER

-Tenha um diálogo verdadeiro com ela; evite responder com “hum...hum...” e “é mesmo”. “Continue apresentando palavras novas em suas conversas”“.se você fala” deixa eu ajudar”, ela não aprende nada novo. Melhor será dizer: “deixa eu ajudar a carregar essa cadeira, ela é muito pesada”. Assim, você ensina o nome e a idéia- de peso- que ela sentia, mas não sabia expressar.

-Se ela errar, não tente corrigi-la, pois frustrará a tentativa de dizer algo novo.

Deixe-a falar do jeito dela e fale normalmente do jeito correto sem evidenciar o erro. O importante e mantê-la interessada na comunicação.

Mára Machado

Direção Pedagógica

Nenhum comentário:

Centro Educacional Balão Azul

O Centro Educacional Balão Azul surgiu em 1998 com uma proposta diferenciada, representando um novo conceito em Educação Infantil. Prioriza no seu projeto pedagógico as práticas sociais da comunidade onde está inserida e os conhecimentos pertinentes a cada etapa educacional, respeitando a pluralidade e diversidade de cada família, proporcionando condições para as crianças explorarem e conhecerem novos conceitos, valores, idéias e papéis sociais. Desta forma, sente-se honrada em ser a Primeira Instituição Educativa a receber o credenciamento para atuar como Escola de Educação Infantil em 2003, segundo a nova LDB. No dia 9 de Outubro de 2008 tivemos novamente o nosso Projeto Político Pedagógico aprovado pela CME ( Conselho Municipal de Educação). A postura facilitadora que assume fez com que o Centro Educacional Balão Azul tivesse o seu trabalho recohecido pela Sociedade Riograndense, através dos prêmios recebidos em 2000, 2001, 2002 e 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008 como uma empresa de expressão que extrapola o lugar comum, tornando-se referência positiva de sucesso.
Há 13 anos a serviço da educação infantil no bairro Rio Branco, o Centro Educacional Balão Azul, sob a direção e supervisão pedagógica das Sras. Maria Ivanilda Vernier e Mára Solange Ferreira Machado que desenvolvem o projeto de trabalho com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O Balão Azul atende a uma clientela na faixa etária dos 3 meses a 5 anos, que compreende os níveis: Berçário I, Berçário II, Maternal , Nível I, Nível II e III.